Os aplicativos de taxi ou Uber são uma maneira segura de se conseguir um carro. Para chamar, basta ter um celular com Internet, fazer o download do aplicativo e realizar o cadastro. Para as pessoas com deficiência, esses app’s devem se modificar e ficar cada vez mais acessíveis. Atendendo, dessa forma, todos que necessitarem. No Brasil, há mais de 10 mil pessoas com deficiência auditiva ou surdas que possuem carteira de habilitação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, a Uber se uniu a Signa, que surgiu a fim de resolver a falta de oportunidades para os surdos brasileiros, possibilitando cursos, a partir da sua cultura e língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos são produzidos pela comunidade surda e pessoas com fluência em libras. Hoje, a empresa se localiza em Florianópolis, mas como os cursos são online, são atendidos alunos de todo o Brasil.A Uber tem a missão de trazer mais opções para que as pessoas possam se locomover pelas cidades. Com isso, é necessário tornar o aplicativo acessível para as pessoas com deficiência.Ele oferece plena acessibilidade para a pessoa surda ou deficiente auditiva, possibilitando que ele se torne um motorista parceiro, tenha uma fácil comunicação e gere renda.A função de acessibilidade já está disponível para motorista, basta entrar em sua conta e ativar esse recurso.
Estando ativado, acontece as seguintes mudanças:
Para motoristas:
O aplicativo sinaliza com uma luz piscante que você está sendo solicitado para uma viagem, ao invés do aviso sonoro.
Para os usuários:
O aplicativo avisa que seu motorista é surdo e pede para você inserir o seu destino. Assim, ao entrar no carro, ele saberá onde deve te levar.
A Uber deve oferecer motoristas capacitados em levar idosos, pessoas com deficiência com seus equipamentos, os andadores e cadeiras de rodas. O Uber ASSIST permite aos usuários escolher motoristas preparados para essa viagem. O treinamento iniciou em uma ONG de Chicago, nos Estados Unidos, incluindo uma combinação de itens de sensibilidade e instruções de segurança para os passageiros. Esse recurso está esperando aprovação no Brasil. Outro aplicativo que disponibiliza acessibilidade para deficientes físicos é o Vá de Táxi, disponível em Android ou IOS. Nas especificações da corrida é possível escolher forma de pagamento, espaço para bagagens ou cadeiras de rodas e se precisa de acessibilidade.
Comments