A Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que toda a criança tem o direito de brincar sem distinção. No atual cenário, é preciso tratar as diversidades e trabalhar esse conceito dentro das escolas, na família e em todos os locais em que se possa plantar a semente da inclusão. Para isso, as histórias infantis também podem auxiliar na introdução do respeito às diferenças, seja ela qual for, na cabeça das crianças.
A empresa Lego, famosa por por fabricar peças de montar, lançou, após 84 anos da marca, o primeiro personagem cadeirante da história da empresa.
O lançamento do brinquedo aconteceu devido ao movimento #ToyLikeMe, que significa Brinquedo Como Eu, que é liderado pela jornalista britânica Rebecca Atkinson, onde é pedido que haja brinquedo com deficiência nos produtos fabricados pelas indústrias.
Atualmente, cerca de 150 milhões de crianças, em todo o mundo, possuem alguma deficiência. Mas, elas não se sentem representadas nos brinquedos, prejudicando sua autoestima ao se sentirem invisíveis para a sociedade e os amigos.
A #ToyLikeMe busca representar e incluir essas crianças, assim, o movimento tem como base a divulgação de brinquedos customizados feitos em casa em sua página no Facebook. E estes, vão desde aparelhos auditivos e bengalas até princesas em cadeiras de rodas.
Comentarios