top of page
Buscar

JOGOS ACESSÍVEIS

A busca por jogos que trazem acessibilidade é grande. É preciso tempo para programar um game ou controle que possa auxiliar aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Para isso, a Microsoft criou um controle que atende os jogadores que possuem limitações em videojogos em comandos convencionais. Chamado de Xbox Adaptive Controller, ele possui dois painéis tácteis, substituindo os analógicos, além das elevadas opções de personalização, como ligar um conjunto de outros dispositivos ao controlados que aumentam as formas de jogar.

Com esse controle, é possível jogar com uma mão e um pé, mão e ombro ou com o pé e o queixo, sendo desenvolvido com a colaboração de hospitais e jogadores que possuem essas limitações.

Nesse vídeo é possível ver jogadores com diferentes tipos de limitações jogando com o novo controle.

O Xbox Adaptive Controller vai estar disponível ainda em 2018, mas sem data para lançamento e o preço ainda não foi revelado.


Games para deficiência visual

Os audiogames utilizam recursos sonoros . Eles são construídos em ambientes e situações que permitem a pessoa com deficiência visual, interação com o mundo de aventuras.

Abaixo, está uma lista de jogos gratuitos, sendo que são de responsabilidade de seus desenvolvedores.

Audiodisco: Lance um disco em seu oponente, de forma que ele não o pare. A partida termina ao fazer 5 pontos. Jogos para Windows ou Linux e Mac.

Bobby`s Revenge: Dispare 50 tiros de Paintball no Papai Noel, sem que ele consiga fugir de você. Para download clique aqui.

Cobras e Escadas: Jogo de tabuleiro para download.

Defender: Nesse jogo é preciso salvar a terra de inimigos que vem do espaço, destruindo suas naves antes que pousem na terra. Para baixar o jogo, clique aqui.

Desafio Mortal: Um jogo multiplataformas 2D, player versus player, com o objetivo de se manter vivo. Você pode pegar, dar, leiloar, comprar e vender itens; usar armas, armaduras e vestimentas; visitar lugares diferentes; subir e descer escadas, árvores; pular de alturas; se proteger em locais seguros; além de interagir com outros jogadores. Você deverá fazer o download do jogo, áudio manual e do manual.

Ditovox2: Treine sua digitação: Jogo de Provérbios, com 1771 ditados populares. Download do jogo.

Dominó: Desafie seus amigos ou jogue contra o computador. Você pode baixar o game clicando aqui.

Fear Of The Dark: Nesse jogo é preciso fugir de um labirinto com inimigos escondidos. Download.

Fazendinha dos Bichos: Jogo para crianças, que associa sons de animais com as setas de direção. O jogador escuta o som do animal e preciosa a seta que corresponde ao som. Recomendado para crianças com mais de 6 anos. Download do jogo.

Freedom Millionaire: Jogo de perguntas e respostas, com modelo parecido ao Show do Milhão. Para fazer o Download, clique aqui.

Game Suite Portable: Games como 3D Snake, Tarzan Júnior, Supershot, Light Locater, Duck Blaster, Desafio Mortal e Crazy Party. O jogo pode ser levado em pendrive para onde você quiser. Download em quatro opções: um, dois, três ou quatro.

GMA Mine Buster: Jogo de Campo Minado. Clique aqui para baixar o jogo.

Gramavox: Jogo de Gramática: Digite corretamente as palavras que o programa ditar. Resposta certa vale um ponto. Jogue sozinho ou com os amigos. Download aqui.

Light Cars: Adaptação do jogo tetris para videogames. Download aqui.

Menino Curioso: Software educacional com 12 jogos para crianças no pré-escolar a quarta série. Faça o download aqui.

Numeratrix: No jogo é necessário organizar uma série de fichas que vão caindo do topo da tela

até a parte inferior. Download do game.

Playroom 2.2.0: Plataforma de jogos online gratuita. Nele estão: Uno, Poker, Monopoly, 1000 miles, Scopa, Rami, Bouillabaisse, Dominos, Jass, Spades, French tarot, Yahtzee, Cribbage, Farkle, Shut the boxes, Battleship, Connect four, Reversi, Chess, The little exam, 6 takes, Scientific war, Black Jack, Ninety nine, Backgammon. Download aqui.

Show do Milhão 6 - Silvio Santos: Jogo de perguntas e respostas. Download do game aqui.

Soletrando 2009: Da Tv para o seu computador. Faça o download do game aqui.

SoundRTS: Jogo infantil que associa sons de animais as setas de direção. Download para Windows 1, Windows 2 ou Linux e Mac.

Super Mario Brothers: Versão do jogo Super Mario Brothers. Download aqui.

Talkative Soccer: Jogo onde o jogador simula um treinador de futebol, podendo escalar o time, comprar, vender e emprestar jogadores. É preciso instalar o JavaDevelopment Kit e, depois, o jogo.

Temas de Novelas: Jogo para Dosvox. Para download, clique aqui.

Tic Tac Toi: Jogo da velha virtual. Download aqui.

Top Speed: Jogo de corrida, com diversas pistas. Escolhe seu veículo preferido, e corre em diversas pistas com curvas radicais. Você pode competir com seus amigos na internet. O download do jogo é feito de três maneiras: Top Speed 3, Top Speed Plus e Carros.

Xadrez: Jogo de xadrez para jogar contra o computador ou com amigos. Três modelos para download: Xadrez Virtual, Xadrez Virtual - Portable ou Xadrez Windboard 4.5.2.


Dúvidas, entre em contato com a gente pela nossa página no Facebook: Deficiência em Foco.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page