top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Beatris Berghan

O COMPORTAMENTO DOS CÃES-GUIAS

#DescriçãodaImagem Quadro azul com outro quadro branco dentro com um texto escrito em maiúsculo cão-guia. logo abaixo o texto Conforme a lei n° 11/126/05, é assegurada à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal em: Meios de transporte, estabelecimentos abertos ao público, de uso público, privado e coletivo.No lado direito na parte inferior há uma pessoa com um cão-guia. Na parte inferior e centralizado está escrito deficiência em foco.

Cães-guias são usados para trazer mais segurança e agilidade para os deficientes visuais, conduzindo o seu dono, parando no meio fio e desviando de obstáculos.

O treinamento de um cão pode demorar meses e as raças mais comuns para assumir essa tarefa são: Labrador, Gold Retriever e Pastos Alemão. E estes, exercem esse trabalho durante 10 anos. Após isso, eles se aposentam e viram animais de estimação.

A primeira escola de cães brasileira foi fundada em 1999, chamada Lions Clube Florianópolis Lagoa Helen Keller. E, apesar de termos a Lei 11.126/05 e o decreto 5.904/06, que dá acesso aos cães em qualquer local público ou privado, o número é bem restrito.

No Brasil, o custo para treinar um cão guia é de R$ 35 mil. No MS, o Instituto Sul-Mato Grossense para Cegos informou que optou pelo uso da bengala, que é fornecida pelo SUS. A alternativa foi adquirida por possuir viabilidade, buscando acessibilidade para as pessoas.

Para se ter um cão-guia envolve custos. O animal executa um trabalho diário e precisa de cuidados na sua alimentação e sua condição física. Além disso, é preciso acompanhamentos por um Médico Veterinário. O desempenho poderá ficar comprometido caso tenha alguma doença, por isso, deve-se possuir produtos veterinários de qualidade.


Como lidar com um cão guia:

· Para se relacionar com um cão-guia, primeiramente, precisa lembrar que ele é um cão de trabalho, e não um bichinho de estimação.

· O cachorro é treinado para a hora de fazer suas necessidades em horas e locais programados e, durante seu trabalho não pode ir sujando o caminho.

· Se um deficiente visual com um cão-guia lhe pedir auxílio, sempre se aproxime pelo lado direito, de modo que o cão fique à sua esquerda.

· Jamais toque a pessoa acompanhado do cão antes de conversar, nem a guia, pois ela é para uso da pessoa que utiliza o cachorro. O cão, ainda está habituado em viajar em aviões, ônibus, carros, sempre aos pés de seu dono, não atrapalhando os passageiros.

· O cão-guia pode entrar em cinemas, restaurantes, hospitais, ou seja, lugares públicos, devido seu treinamento.


Para entrar na fila para conseguir um cão guia é necessário se cadastrar no site Helen Keller Escola de Cães-Guias. O cadastro é nacional.

0 comentário

Kommentare


bottom of page