top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Beatris Berghan

SUPERANDO DESAFIOS ATRAVÉS DO CICLISMO


Fábio faz triathon e quer disputar o IronMan. Fotos: Fábio Rigueira/Arquivo pessoal

O ato de pedalar traz consigo benefícios físicos e emocionais, que contribuem para a qualidade de vida. É recreativo, usado para se descolar para o trabalho, escola ou como um momento de lazer.

Para o atleta Fábio Rigueira, de 45 anos, a bicicleta foi tudo isso e muito mais, virou sinônimo de reabilitação e auto-estima na recuperação física após a descoberta de um tumor ósseo, que ocasionou a amputação da perna esquerda. Após o tratamento contra o câncer, foi o início da sua carreira como atleta, em que ganhou do seu pai uma bicicleta e uma prancha de surf. E até hoje, ele nunca mais parou de praticar esportes. Além de atleta Fábio também é Técnico em Contabilidade, Produção Editorial e está cursando Educação Física.

Fábio Rigueira é ciclista profissional e pratica o cicloturismo, a bicicleta se tornou “uma relação de vida, superar os desafios, ter o sentimento de estar vivo! Contribui me dando saúde, dando a possibilidade de despertar nos outros a coragem, na há limites!”. Além do ciclismo, Fábio também é surfista nas horas vagas, tudo com a ajuda de muletas, toca guitarra, violão e bateria.

Fábio conta que pedalar com uma perna exige muito da sua musculatura, e não apenas da perna, “não lembro como é pedalar com as duas pernas, amputei a perna muito jovem”, conta. Entre as suas principais dificuldades na prática esportiva, ele ressalta o alto custo do Triathlon, “é um grande desafio para se manter na ativa, tudo muito caro e o desgaste é muito grande e rápido. Então o apoio é um dos grandes desafios, e a preparação mental um outro desafio a enfrentar”, comenta.

Fábio tem uma vida de muitas metas e conquista, e pretende realizar dois grandes sonhos. O primeiro deles é poder transformar a sua história de vida em palestra para as crianças do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), onde se tratou na infância, o seu segundo sonho é participar da prova de atletismo, o Ironman Triathlon.

Para tentar realizar esse sonho, Fábio está participando de uma campanha de financiamento coletivo, onde ele quer arrecadar R$ 25.328 mil reais para poder realizar a prova Ironman. A prova é o maior circuito de Triathlon do mundo, que possui mais de 260 provas, distribuídas pelos 5 continentes, sendo que 5 acontecem no Brasil.

A prova vai ser realizada na cidade de Florianópolis, largando na praia de Jurerê Internacional. Ao todo, o Mapa da Prova Ironman Brasil consta com 3.800 metros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42.195 mil quilômetros de corrida.

O valor a ser arrecado serve para adquirir uma muleta especial para corrida, bicicleta especial, acessórios, assessoria esportiva, passagem aérea, hospedagem e deslocamento, inscrição no IronMan e 13% vai para o Catarse, site responsável pela campanha do financiamento coletivo. Para ajudar ele é só acessar o link: https://goo.gl/mwMc7G.

O atleta já conquistou alguns títulos em sua carreira, e ele relembra quais os mais marcantes, “Travessia Mar Grande Salvados, mais ou menos 14 quilômetros de natação onde conquistei o segundo lugar na categoria. Hoje busco o IronMan, Brasileiro e Baiano de Triathlon”, ele lembra.

Fábio ainda manda um recado para as pessoas nunca desistirem, “A dificuldade não é o limite, buscar sonhar juntos é superar os obstáculos”, finaliza.

Créditos:

Texto: Antonio Silva e Bruna Berghan

0 comentário

Comments


bottom of page