top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Beatris Berghan

SÍMBOLO DO AUTISMO PODE SER INCLUÍDO EM PLACAS DE ATENDIMENTO PREFERENCIAL


No dia 2 de abril é celebrado o dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A fitinha com quebra-cabeças é usado para representar o mistério e a complexidade do autismo, pois não existe um origem, apenas tratamentos. As formas e cores apresentadas identificam a diversidades das pessoas e suas famílias.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico, que caracteriza uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos. O autista pode ter em seu comportamento a hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações.

Em São Paulo, em 2017, foi apresentado uma lei que diz que o símbolo deveria ser incluído em placas de atendimento preferencial em supermercados, bancos, restaurantes, farmácias e demais estabelecimentos, assim como para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O projeto, de autoria do vereador Rinaldi Digilio, é baseado em relatos de associações de autistas ou de parentes de pessoas que veem as dificuldades enfrentadas diante de uma fila. A demora pode ser uma situação incômoda, podendo causar uma crise de ansiedade.

Os estabelecimentos que não cumprirem com essa determinação poderão receber advertência formal, multa ou até suspensão do alvará.

0 comentário

Comments


bottom of page