No dia 2 de abril é celebrado o dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A fitinha com quebra-cabeças é usado para representar o mistério e a complexidade do autismo, pois não existe um origem, apenas tratamentos. As formas e cores apresentadas identificam a diversidades das pessoas e suas famílias.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico, que caracteriza uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos. O autista pode ter em seu comportamento a hiperatividade, agressões, impulsividade, irritabilidade, repetição de palavras e de ações.
Em São Paulo, em 2017, foi apresentado uma lei que diz que o símbolo deveria ser incluído em placas de atendimento preferencial em supermercados, bancos, restaurantes, farmácias e demais estabelecimentos, assim como para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O projeto, de autoria do vereador Rinaldi Digilio, é baseado em relatos de associações de autistas ou de parentes de pessoas que veem as dificuldades enfrentadas diante de uma fila. A demora pode ser uma situação incômoda, podendo causar uma crise de ansiedade.
Os estabelecimentos que não cumprirem com essa determinação poderão receber advertência formal, multa ou até suspensão do alvará.
Comments